A vida como obra. Um olhar biográfico para o seu caminho enquanto artista.
O Chamado
Cada biografia já é, em si, uma obra de arte. Mas se formos nos debruçar sobre o estudo de biografias de artistas, encontraremos especificidades que podem ser comuns às pessoas que escolhem a criatividade como um caminho de vida: o chamado para a arte; o processo de assumir-se artista; períodos de crises ou bloqueios, a busca pela identidade artística, a necessidade de renovar os votos com a arte de tempos em tempos. Inevitavelmente, no desenrolar dessa jornada, a qual podemos chamar de vida-arte-vida, o artista torna-se autor e testemunha do enlaçamento de si com a própria obra.
Uma pesquisa biográfica para artistas, orientada pela metodologia antroposófica...
A vida como obra é uma experiência de muitos passos para dentro para compreender e ordenar suas criações no mundo. Este percurso de 8 encontros é voltado para artistas que desejam aprofundar a compreensão sobre como sua vida e obra se manifestam no passar dos anos e sobre como atuam as forças criativas em sua biografia.
A metodologia que usaremos nessa pesquisa é fundamentada na Antroposofia, um caminho filosófico fundado por Rudolf Steiner, que integra ciência, arte e espiritualidade. O processo de estudo e trabalho será individual, intercalado com momentos de narrativas em pequenos grupos. Ao final do percurso cada artista terá sua linha do tempo documentada para si - e será chamado a realizar uma obra a partir de sua biografia, dentro de sua linguagem habitual de trabalho.
A vida como obra prevê, ainda, um encontro de inspiração, com palestrante convidada, para estudo da biografia de uma personalidade histórica da Arte.
O que você poderá alcançar a partir desta aventura:
. ampliar sua jornada de autoconhecimento
. investigar sua produção ao longo de cada fase da vida
. tornar mais clara a sua pesquisa poética e identidade como artista
. obter insights sobre seu caminho criativo
. compreender como atuam as forças criativas em sua biografia
. ampliar sua clareza e autonomia para fazer escolhas criativas
. apropriar-se da sua biografia como força criativa
Programação:
São 8 encontros de 2 horas de duração, online e ao vivo, sendo 6 encontros na 1ª etapa, mais 2 encontros na 2ª etapa.
Na primeira etapa trabalharemos com material biográfico de cada um dos participantes. Teremos um mês e meio de intervalo e, na segunda etapa, voltaremos a nos encontrar para ouvir a biografia da pintora sueca Hilma af Klint e apresentar os trabalhos construídos pelos participantes a partir de sua pesquisa biográfica.
A parte teórica dos encontros será gravada e disponibilizada apenas para quem precisar faltar. A parte prática não será gravada. É necessário comprometer-se com a presença ao vivo (salvo imprevistos), pois este curso não poderá ser feito somente pelas gravações
1º encontro
.Apresentação dos e das participantes
.Princípios básicos da Metodologia Biográfica
.As Páginas Matinais e os Encontros com o Artista dirigidos como ferramentas de ativação da memória
2º encontro
.A infância segundo o arquétipo biográfico (1º e 2º setênios)
.O berço das forças criativas (dos zero aos 3 anos)
.Da criação instintiva à vontade de criar (e por que algumas pessoas param de desenhar perto dos 9 anos)
.Os primeiros chamados para a Arte (ou o embrião vocacional aos 12 anos)
.Troca de narrativas biográficas
3º encontro
.A juventude segundo o arquétipo biográfico (3º e 4º setênios)
.Criar a partir da experiência (ser levado pelas forças criativas)
.Espelhos de fé e pessoas tóxicas à criatividade na biografia (encontros cármicos lunares e solares)
.Os primeiros chamados para a Arte (ou despertar criativo entre 18 e 24 anos)
.Troca de narrativas biográficas
4º encontro
.Os anos de metamorfose segundo o arquétipo biográfico (5º setênio)
.Crises, bloqueios e superações (confrontar condicionamentos)
.Desenvolvimento de uma visão criativa (surgimento de poéticas)
."Tornar-se artista" (passar do estado condicionado ao estado criativo)
.Troca de narrativas biográficas
5º encontro
.A maturidade segundo o arquétipo biográfico (6º e 7º setênios)
.Desenvolvimento de orgãos suprassensíveis
.Criar a partir da consciência (conduzir a experiência criativa)
.Manutenção das forças criativas pela iniciativa interior
.Aprofundamento e lapidação de poéticas
.Troca de narrativas biográficas
6º encontro
.Os anos de sabedoria segundo o arquétipo biográfico (8º e 9º setênios)
.A criatividade expansiva - foco em obras maiores (obras-primas)
.Chaves de leitura da Biografia
.O caminho do futuro
.Proposta de trabalho artístico a partir da pesquisa biográfica
.Troca de narrativas biográficas (se houver)
.Encerramento da primeira etapa do percurso
7º encontro
.A biografia da artista Hilma af Klint
.Encontro com a biógrafa e artista Luciana Pinheiro
8º encontro
.Apresentação das obras criadas pelos e pelas artistas participantes
.Encerramento do percurso
Investimento
Inscrição individual: R$ 1.800,00
Parcelamento em 3x sem juros no cartão de crédito.
Inclusos 8 encontros, total de 16 horas ao vivo
Obs. 15% de desconto para quem já fez O Caminho do Artista.
PRÓXIMA TURMA
Terças-feiras, das 16h às 18h
1a Etapa: de 07 de Novembro a 12 de Dezembro de 2023
2a Etapa: 30 de Janeiro e 06 de Fevereiro de 2024
Vagas Limitadas: máximo de 8 participantes por turma para garantir a qualidade das partilhas e a exclusividade do acompanhamento com as facilitadoras.
Facilitadora: Nina Cast
Palestrante convidada: Luciana Pinheiro
Supervisão: Karina Schmidt Brancher
Nina Cast
[facilitadora]
"Sou artista visual e profissional criativa há mais de 20 anos. Já fui professora acadêmica e hoje conduzo cursos livres de exploração do potencial criativo, como O Caminho do Artista (que também virou podcast). Faço parte de grupos de discussão e construção em arte contemporânea e, desde 2017, venho participando de salões de arte e outras mostras coletivas, no Brasil e exterior, tendo recebido prêmios e distinções pelo meu trabalho autoral. Atualmente curso minha segunda formação, em Terapia Artística Antroposófica."
Luciana Pinheiro
[palestrante convidada]
"Sou Sou artista plástica, arte-educadora, aconselhadora biográfica e escritora. Educadora de adultos e pesquisadora da antroposofia aplicada através da arte e das leis biográficas. Atuo há mais de 25 anos em processos de desenvolvimento pessoal e profissional em atendimentos individuais, grupos e organizações, desenvolvendo temas e conteúdos aliados às práticas artísticas e meditativas embasadas através da arte e suas leis do desenvolvimento humano. Possuo ampla formação em Antroposofia, atuo em seminários e congressos em todo o Brasil, Europa, America Latina e EUA. Acredito que a arte é um caminho iniciático que pode trazer consciência tanto quanto a ciência, e que juntas formam a preciosa alquimia para a alma."
Autora do livro As Cores da Alma – a vida de Hilma af Klint – 2018,
já em sua segunda edição.
Karina Schmidt Brancher
[supervisora]
"Sou uma buscadora de sentido para a Vida, apaixonada por pessoas e suas histórias e por estudar, aprender, compartilhar e ensinar sobre minhas descobertas. Fiz Psicologia e Mestrado na USP, formação em Psicanálise, atuei como psicnalista clínica, mas foi na Antroposofia que encontrei um chão espiritual e uma base de compreensão sólida, ampla, profunda e prática para entender e auxiliar as pessoas a se compreenderem do ponto de vista de seu projeto encarnatório, de sua missão de Vida, do seu Eu Superior. Além de facilitar o aconselhamento biográfico individual e em grupo tradicionais, criei e co-criei várias possibilidades de levar essa visão de ser humano para as pessoas, com base na metodologia biográfica e na teoria Antroposófica sobre a Vida e o Desenvolvimento Humano, mas também fecundando esse saber com a Astrologia e com o saber de outros parceiros."
Veja o que participantes contam sobre esse curso:
"Não imaginei a grande travessia que iria fazer, quando decidi participar na 1ª turma do curso “A Vida como Obra”. Recomendo muito a todos aqueles que desejam aprofundar o conhecimento da sua biografia através da metodologia antroposófica, e que querem amplificar o seu entendimento para além dos dados cronológicos, na busca do fio que tudo une. E esse fio, assim, desenrolado em grupo, permite ter um vislumbre mais claro de todo o universo que contemos. Para mim, foi um despertar neste conectar de pontos e marca claramente uma viragem, na forma como me percepciono a mim e à minha obra." [Sílvia Lézico, Portugal, 2022]
"A vida como obra foi um divisor de águas em relação ao entendimento da minha prática artística no mundo. Entrei no curso querendo compreender melhor como ter mais prosperidade material com meu trabalho. E atravessei do outro lado da jornada compreendendo que a prosperidade espiritual do agir no mundo está ligada diretamente com a prosperidade material. Pude acolher melhor a dimensão curativa do meu trabalho. Pude passear pelas dimensões das diferentes épocas da minha vida, e essa travessia me fez entender melhor quem sou." [Tuini, Brasil, 2022]